A gratidão que abre o coração de Deus e dos homens

Texto: Lc 17:11 – 19

Eles gritaram em alta voz. Há muitos que criticam quando vêem um irmão a clamar com intensidade, mas na verdade “a intensidade do nosso grito é a intensidade da nossa necessidade.
Eles gritaram: tem piedade de nós. Eles estavam dizendo: Jesus, chora com a gente, mas faz alguma coisa por nós.
Então Jesus cura a todos. Ele sempre tem um “sim” para nossas vidas.
Mas quando esperava um coração grato apenas um voltou para agradecer. E esse era estrangeiro. E Jesus o liberou. E o salvou.
O pior mal daqueles que se dizem filhos e povo de Deus chama-se: ingratidão. A ingratidão está no mesmo nível da indiferença, ambas fecha as portas do céu e do coração. (não gostamos de estar ao lado de pessoas ingratas).
Durante a libertação do povo de Deus do Egito o que mais faziam era murmurar da comida, da água, das cebolas, do líder Moisés e do Deus de todo amor. Por isso mesmo que somente Josué e Calebe herdaram a terra prometida e toda aquela geração morreu no deserto. (Porque o Senhor dissera deles que certamente morreriam no deserto; e nenhum deles ficou senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.) Números 26:65.

PORQUE DEVEMOS SER GRATOS?

1 – A GRATIDÃO ABRE A PORTA DO CORAÇÃO DE DEUS

1Tss. 5:18 – Ações de graças talvez sejam o tipo de oração mais negligenciado por aqueles que se aproximam Dele.
O E.S. quer guiar essa igreja do fardo da petição para o louvor de gratidão.
No VT as ações de graças são um dos aspectos do louvor a Deus e representam uma oferta feita a Ele.
Sl 69:30;31- Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho que tem pontas e unhas.
100:4 – Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome
Cl 3:16 – A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
Sl 50:14 – Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos.

2 – A GRATIDÃO ABRE A PORTA DO CORAÇÃO DAS PESSOAS

1 Tm 2:1 – Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens
Ef. 1:16 – não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas oração

3 – A GRATIDÃO GLORIFICA A DEUS EM SUAS MARAVILHAS

Quando expressamos gratidão a Deus, inclusive no tempo da adversidade, deixamos de lado o egoísmo damos prioridade Áquele que verdadeiramente nos conduz em vitória.

“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará” Sl 50:23.

4 – A GRATIDÃO ATIVA O SOBRENATURAL (O MILAGRE)

A gratidão ativa a provisão sobrenatural.
Jesus todas as vezes que alimentou multidões, antes deu graças a Deus e o pouco que tinha se multiplicou em milagre aos demais.
Jesus nunca reclamou daquilo que NÃO TINHA. Ele sempre agradeceu pelo que tinha e por aquilo que Deus fez chegar as sua mãos.
“E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão”. Mateus 15:36

CONCLUSÃO:

Conta-se que um homem já insatisfeito com sua propriedade, pediu para um amigo fazer um anúncio, ao que escreveu:

“vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda.

Dois meses depois os amigos se encontraram e aquele que escreveu o anúncio perguntou: Conseguiu vender sua propriedade?. E o homem disse: quando cheguei a casa e li o anuncio para minha esposa, descobrimos que éramos donos de um pequeno paraíso e não sabíamos.

APLICAÇÃO:

Você tem sido uma pessoa grata? Em que precisa melhorar?
Qual desafio você retira dessa palavra para esta semana e para sua vida?
Você já agradeceu a Deus pela vida que tem? Pelas pessoas que são suportes para tua vida? (cônjuges, filhos, pais, patrões, chefes, lideres, pastores, amigos, parentes)…
Você tem condições de ser grato às pessoas que estão ao teu redor? Que pessoas são essas? E o que você fará até sexta-feira para demonstrar gratidão por essa vida?