Skip to content
Menu
Menu

O meu lugar na adoração

O ser humano foi criado com uma necessidade, o de adorar o Deus criador. Há um vazio na alma daquele que não adora ao único Deus.

Muitas pessoas têm adorado a criação (Romanos 3:25 –“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. ”), Tem adorado tantas outras coisas e tem se esquecido de adorar somente a Deus.
A Adoração é muito particular. Cada um tem uma forma própria de adorar a Deus; alguns calados no seu canto, outros pulando, batendo palmas, num simples levantar das mãos, uma lagrima caindo ou sorrisos.

A adoração envolve:

– Ninguém adora sem ter fé. Se você acredita, você se envolve;
Experiência – Quando temos uma experiência com Deus, sabemos quem Ele é;
Consciência – Ninguém pode te obrigar a adorar. A adoração deve ser espontânea, sem imposição. Você precisa saber o que está fazendo;
Entrega – Quando entregamos voluntariamente á Deus nosso coração, nossos medos, nossos temores, nossa vida.

Vemos através da história antiga e contemporânea o ser humano buscando adorar, mas muitas vezes sem a consciência; fazem por tradicionalismo, por ignorância (por não saber da verdade), ou por falta de sabedoria e experiência com Deus.
Na Índia, em algumas tribos hindus, o rato é adorado, um símbolo de divindade. Assim também como a vaca é um ser sagrado, e quem as mata, está sujeito até a morte.

Essa necessidade também é revelada nas escrituras;

Em Êxodo 32:01 –(O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.)
O povo na espera por Moises, resolvem construir um bezerro de ouro para adorarem e prestar culto.

Deuteronômio 34:5-6 ((Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera.
Deus o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo). Moises morre e Deus esconde o corpo para que o povo não adorasse Moises.

Visto que, era tradição no Egito o Faraó, líder do povo, referência dos egípcios, depois de morto, era embalsamado e colocado em criptas sagradas para ser adorado pelo povo. E seria justamente isso que iriam fazer com Moises, que era o líder, o libertador, a referência do povo de Israel.

Deus sempre nos orientou a cerca de outros deuses;

Em Êxodo 20:3-5 (Não terás outros deuses além de mim “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.)
ENTÃO PERCEBA QUE:

1 – UM DOS PROPÓSITOS PRIMORDIAIS NA CRIAÇÃO DO HOMEM É A ADORAÇÃO AO CRIADOR

Em João 14:05 – (Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.) Vemos algo espantoso.

A palavra VERDADE rouba a cena do versículo trazendo um algo a mais;

O oposto da verdade é a MENTIRA, então vejamos;

Em João 8:44 – (Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.)

Jesus diz que quando não praticamos a verdade, mentimos. E se o diabo é o pai da mentira, então quem mente é filho do diabo. Forte, não é?

A VERDADE é o ingrediente principal na adoração a Deus. Então ser verdadeiro é ser sincero. 

Verdade e sinceridade

Sinceridade vem da junção de duas palavras no latim: Sine (Sem) + Cera

Origem da palavra Sinceridade:

1º versão: Escultores desonestos cobriam as imperfeições em suas esculturas com cera. Mas depois de algum tempo as imperfeições ficavam aparentes e os compradores se sentiam roubados, enganados. Então, as pessoas, antes de comprar, perguntavam: é “sem cera?”.

2º versão: Alguns vasos muito valiosos e bonitos naquela época eram feitos de uma cera muito especial e, quanto mais pura a cera, os vasos ficavam numa transparência tal, que, ao colocar algo dentro do vaso, sabíamos distinguir com facilidade o que estava dentro dele.
Por isso é quase impossível falar de adoração sem falar de Davi, que foi chamado: o homem segundo o coração de Deus. Sabe porque? Porque ele era sincero.
O livro de salmos nos traz uma referência da transparência e sinceridade no coração dos salmistas:

Vamos observar alguns salmos:

Salmos quer dizer: canções acompanhadas de harpa.

Salmos 15:1-5 – Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo Monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo. (MOSTRA QUE AO NOS ACHEGARMOS A DEUS DEVEMOS APRESENTAR UMA VIDA VERDADEIRA)

Salmos 13:1-6 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor meu Deus.

(DEMONSTRA UM HOMEM FALANDO DO QUE SENTE EM SEU CORAÇÃO – SINCERIDADE)

Salmos 139:1-2 -Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. (NOS MOSTRA QUE NECESSITAMOS SER SINCEROS, PORQUE NINGUÉM SE ESCONDE DELE);

Salmos 120:1Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde. Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira! (MOSTRA O HOMEM VIVENDO COM OUTROS HOMENS E SEUS CONFLITOS RELACIONAIS).

Salmos 73:1-3Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. (DEMONSTRA QUEM SOMOS-SINCERIDADE CONOSCO)

Vemos a sinceridade no coração destes salmistas que muitas vezes, passaram pelos menos conflitos, problemas, tristezas e alegrias que nós. Veja a humanidade deles.
Davi foi um homem igual a nós, homem pecador, cheio de imperfeições, mas era sincero, verdadeiro, transparente.
Qual a sua verdade? O que tem obscurecido a sua transparência?
Seja transparente com Deus, com sua liderança, seus pastores e estarás adorando ao Senhor com os salmos da sua vida.

Adoração não tem lugar
Adoração não são palavras
Adoração não são gestos.

Adoração tem que vê com um coração verdadeiro e transparente que confia na graça de Deus.

Outros conteúdos