O segredo da vida com jesus encontra-se em três atitude

  • Assentar– a posição do crente em cristo – nas regiões celestes,
  • Andeis– mencionando sobre a vida do crente neste mundo
  • Firmes– falando sobre a atitude do crente diante do inimigo. 

TEXTO BASE: Ef 2:6 

Efésios é aquela em que encontramos as mais ELEVADAS VERDADES ESPIRITUAIS A RESPEITO DA VIDA CRISTÔ e NOS ENSINA A PRATICAR ESSAS VERDADES.
Capítulo 2:6 – “A VIDA CRISTÃ NÃO COMEÇA COM O ANDAR, COMEÇA COM O ASSENTAR”.

Após a purificação de nossos pecados, JESUS ASSENTOU-SE à destra da Majestade nas alturas (Hb 1:3). Se nós iniciamos nossa vida em Cristo, também enxergamo-nos assentados com ele nas regiões celestes, porque Deus nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais (Ef 1:3). 

  • MAS O QUE SIGNIFICA ASSENTAR? Significa DEIXAR NOSSO PESO TOTAL – A NOSSA PESSOA, NOSSO FUTURO, NOSSAS AFLIÇÕES, TUDO – SOBRE o Senhor.

Isso significa que o trabalho inicial é do Senhor e não nosso. Deus já havia providenciado tudo e só nos convida para o banquete (Lc 14:17). E, segundo as riquezas de sua graça, nos deu tudo no Amado (1:6-7).
POR ISSO O APÓSTOLO PAULO DE VERDADES ESPITUAIS NO TEMPO PASSADO: ‘mortos para o pecado’, ‘batizados na sua morte’, ‘sepultados com ele’, ‘ressuscitados juntamente com ele’, são todas proferidas no tempo passado, PORQUE A OBRA JÁ FOI REALIZADA. E nós só recebemos, pela fé, dele.
Entendendo, então, com Cristo fomos crucificados, mortos, ressurretos e assentados nas regiões celestiais. Isso significa que nossa libertação do pecado, do poder deste sobre nós, se baseia no que Deus já fez por nós. Esse é o segredo da vida santificada.
Vejam a parábola do ‘filho pródigo’: Jesus nos revela que de modo supremo, na esfera da redenção, O QUE ALEGRA O CORAÇÃO DO PAI É ALEGRAR-SE E PODER GASTAR MAIS PELO RETORNO DO FILHO PERDIDO. A alegria do Pai era poder usar no filho a melhor túnica, o melhor anel, as sandálias e homenageá-lo com um banquete.
Quando tentamos fazer algo para nos tornar aceitáveis ao Senhor, colocamo-nos de volta debaixo da lei, e nossos esforços não passam de obras mortas, abomináveis diante de Deus, porque não são eficazes. Quando descansamos, iniciamos nossa vida com Deus. E finaliza com Efésios 2:4,6.

A VIDA CRISTÃ EXIGE QUE ANDEMOS:

  • Andar em Cristo representa nossa posição divina aqui na terra.
  • Em outras palavras, O CIDADÃO DO CÉU EXIBE UM SELO DE SUA HABITAÇÃO CELESTIAL EM SUA PRÓPRIA CONDUTA TERRENA.

PORQUE SÓ FAZ SENTIDO FALAR MUITO DE UM CÉU DISTANTE SE TROUXERMOS O CÉU AO NOSSO LAR, AO NOSSO LOCAL DE TRABALHO, EM NOSSOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS. 

Rogo-vos que andeis de modo digno, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Sede uns para com os outros benignos, perdoai uns aos outros. 

Todas essas coisas são de fato objetivas e nos mostram um andar na presença do Senhor.
Mas, desde a queda, a questão sobre o que é certo e o que é errado tem pautado o viver do homem, isso o fez produzir seu próprio conceito de justiça ou injustiça, bem e mal.
Mas para nós cristãos, o ponto de partida é diferente. A árvore da vida do Jardim do Éden para nós é Cristo.
Por isso não partimos da questão do que é certo ou errado, mas iniciamos com Ele, com a própria Vida. “Nada tem produzido maiores danos ao nosso testemunho cristão do que nossa tentativa de sermos corretos e exigir correção dos outros“.
PARA DEUS A QUESTÃO É DE GRAÇA, NÃO DO QUE É CERTO OU ERRADO. ELE NOS TRATOU COM INJUSTIÇA? PAULO RESPONDE NA CARA AOS EFÉSIOS 4:32: “PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS, COMO TAMBÉM DEUS VOS PERDOOU EM CRISTO“.
Agora, nossa vida deve ser governada pelo princípio da cruz e da perfeição, santidade do Pai. Como filhos, nossa responsabilidade se manifesta na afinidade de espírito e atitude com nosso Pai. Por isso se diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós“. (Ef 5:12). 

Mas qual o segredo que move a vida cristã? De onde vem o poder que em nós opera? Vem da posição que Deus nos deu em Cristo. O segredo do poder de Deus aperfeiçoado em nós está em sermos fracos, dependentes dele. Paulo orou e disse que seu desejo é que “Cristo habite pela fé em nossos corações”. (Ef 3:17).

Deus nos deu seu Filho, agora o que temos que fazer é deixar que Ele viva em nós, ame através de nós, opere através de nós e em nós. “Nós somos fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior… [para] conhecer o amor de Cristo“. (Ef 3:16,19).

O próprio Cristo se revela a nós como resposta a todas as exigências de Deus. Lembrando que Cristo disse: “Sem mim, nada podeis fazer”.

E É VERDADE, NÃO PRECISAMOS NOS ESFORÇAR DEMAIS, PRECISAMOS CONFIAR NELE, PRECISAMOS DELE, DE CRISTO EM NÓS. O QUE TEMOS QUE FAZER É CONFIAR.
PRECISAMOS APRENDER O PRINCIPIO DA CRUZ – REVESTIR-NOS NO NOVO HOMEM
Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade“. (Ef 4:22-24).
POR ESSA RAZÃO, NÃO BUSQUEMOS APENAS FAZER O QUE É CERTO, MAS O QUE AGRADA A DEUS. Por isso Paulo diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor“. (Ef 5:15-17).

Parábola das virgens prudentes e das insensatas:

Cinco prudentes, cinco insensatas, loucas. Qual a diferença entre elas? O azeite que tinham consigo.
Devemos louvar o Senhor, porque “aquele que em nós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus”. (Fp 1:6). E essa obra é feita com antecedência.
As virgens que traziam consigo suas lâmpadas acesas e óleo de reserva, fizeram isso antes de adormecerem. Muito antes de saírem ao encontro com o noivo. O azeite das néscias também mantinham suas lâmpadas acesas, mas não por tempo suficiente, e porque não providenciaram antes, não puderam entrar para as bodas. O noivo demorou. As néscias nem imaginaram essa possibilidade. Por isso não se prepararam com antecedência. Em II Coríntios 11:2 está escrito: “Tenho-vos preparado para vos apresentar como uma virgem para um marido, a saber, a Cristo”.
Precisamos estar preparados para o serviço do Senhor, logo no início. As virgens néscias tinham o Espírito Santo, mas não estavam cheias do Espírito Santo. Por isso a Palavra nos convida, “não vos embriagueis com vinho em que há contendas, mas enchei-vos do Espírito”. (Ef 5:18).
No final, as virgens loucas conseguiram o azeite, mas perderam o propósito para o qual necessitavam. A questão toda gira em torno do tempo [remindo o tempo, sendo prudentes, antecipando-nos], esse é o ponto central do ensino do Senhor, no fim da parábola, quando Ele admoesta os discípulos a não serem meros discípulos, mas discípulos vigilantes. A questão é: temos azeite de reserva? Temos azeite extra? Devemos manter nossa luz até a chegada do Noivo.
A expressão em Efésios 5:18 para ‘enchei-vos’ é “pelrousthe” que significa ‘esteja sendo enchido’, ou seja, sejais continuamente enchidos. Trata-se de uma condição que nos caracteriza o tempo todo. É algo interno essa condição. É a presença constante do Espírito Santo em nosso espírito que garante que a luz de nossa lâmpada jamais se apagará, mas brilhará com força até após a meia-noite, até a aurora, se necessário. Quem é prudente vai buscar essa plenitude o mais rápido possível. Assim como Paulo que disse: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3:14).

FIRMES – Essa deve ser a resistência do crente diante do inimigo, firmes, contra as astutas ciladas do diabo.

Você só conseguirá ter a dimensão dessa luta pelo Espírito Santo.
O cristão só percebe ‘carne e sangue’, ou seja, um sistema mundial de reis e governos hostis, de pecadores e pessoas perversas armadas contra nós.
Todavia, nossa luta é contra as astutas ciladas do diabo, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes.
SATANÁS PROCURA USURPAR O PODERIO DE DEUS NA TERRA. A IGREJA É CHAMADA PARA DESALOJAR O DIABO DE SEU REINO, E TORNAR CRISTO O SUPREMO SENHOR DE TODOS.
OS GOLPES SATÂNICOS SÃO CERTEIROS CONTRA OS FILHOS DE DEUS, E O CAMPO DE BATALHA É A MENTE [ALMA] E O CORPO. DE QUE FORMA PODEMOS ENTRAR NESSA GUERRA?

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. A ordem é ficar firmes. Por essa razão é que a maior parte da nossa armadura é de defesa, até mesmo a espada pode ser usada como arma de defesa, mas também de ataque.

Em Cristo somos “mais do que vencedores” (Rm 8:37), pois Cristo já venceu o inimigo por nós. Ele morreu, mas ressuscitou. Tanto andar quanto guerrear dependem de permanecermos firmes na nossa posição em Cristo.

 

  • ILUTRAÇÃO: Quando o irmão Wachtman Nee evangelizava uma ilha no sul da China foi desafiado pelo ídolo local, chamado Ta Wang. Toda festividade realizada a esse ídolo era realizada no dia que lhes eram revelado para que não chovesse. E isso por 286 anos. E quando um jovem, da comitiva do Nee, pregava foi desafiado pelos anciãos daquela região: se chovesse era porque o Deus dos cristão não valia nada. Então todos oraram e três dias depois, no café da manhã, nada aconteceu. Ao que o Senhor lhes disse: porque vocês estão orando, Eu sou o Deus de Elias…. eles ficaram apreensivos, vendo alguns raios do sol, mas para surpresa de todos, a chuva caiu. Então aqueles homens, no meio da procissão ficaram atônitos, e tentaram carregar o ídolo coberto, mas escorregaram e o ídolo caiu, e quebrou-se….Tentaram adiar o evento, mas no mesmo dia caiu outra chuva e acabou-se aquela festa e muitos se converteram.
  • Moral da história: DEUS OS ENSINOU A NÃO GANHAR O TERRENO, MAS A PERMANECER NO TERRENO QUE JESUS CONQUISTOU NA CRUZ.

A VIDA CRISTÃ CONSISTE EM ASSENTAR COM CRISTO, ANDAR COM CRISTO E ESTAR FIRME EM CRISTO