Skip to content
Menu
Menu

Constância

  • Na vida cristã a vitória não significa chegar em primeiro, mas permanecer até o fim.

  • Há pressões por todos os lados; família, trabalho, muitas vezes você mesmo se cobra por um resultado.
  • E desistir muitas vezes tem sido o plano B, tem sido uma opção em nossas vidas.

Há uma honra separada para quem não para

“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. ”
Hebreus 10:35 NVI

  • Você não precisa ser um super-homem, uma supermulher, ou mesmo alguém de uma elite espiritual para receber as recompensas e promessas de Deus em sua vida.
  • Você só precisa ser alguém comum que não PARA, que não desiste, que permanece, que continua avançando.

Hebreus 10:39

É engraçado que, sempre nos empolgamos com o começo, mas precisamos presar pelo poder de continuar com os projetos, mesmo os antigos, pois estaremos exercitando nossa perseverança. 

Deus não é um Deus de momento, Deus é um Deus de jornadas. 

Todos os homens e mulheres na bíblia passaram pelo teste do tempo e da constância:

Abraão – 25 anos depois da promessa de um filho é que o teve;
Davi – 22 anos para se tornar rei;
José – 13 anos do buraco ao palácio.

 

2 Coríntios 11:24-28

E depois este Paulo ainda diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7

Veja a vida de Derick, atleta britânico que disputou os 400 metros rasos na olimpíada de Barcelona; ele rompeu o tendão da coxa e mesmo diante da dor cruzou a linha de chegada abraçado com seu pai. A figura daquele pai falou muito ao meu coração. Me lembrou o que o nosso pai celestial faz: nos assiste e nos apoia, nos conduz, mesmo diante da dificuldade, pega pelo braço e nos dá força e nos diz: “Filho, estou contigo, eu te apoio, vamos em frente.

Veja que não estamos falando em chegar primeiro, estar no pódio, mas estamos falando em permanecer firme, constante… é sobre não parar.
Rafaela Silva, uma judoca brasileira também é um exemplo a qual podemos observar. Em 2012, nas olimpíadas de Londres ela perdeu a primeira luta e foi desclassificada. Foi criticada, massacrada pela mídia, chamaram-na de vergonha brasileira. Foram muitas vaias que ela ouviu. Ela disse que iria parar, desistir.
Muitas vezes, o mais pesado que ouvimos não é o que as pessoas dizem de você, mas o que você diz de si mesmo. Aquilo que você grita para o seu coração. São os diálogos internos. As crenças limitantes.
Mas a equipe dela insistiu para que ela continuasse a treinar e depois de um árduo treinamento interno, e emocional em 2016 ela ganha a medalha de ouro.

  • “Desistir não pode ser uma opção para você”. Lucas 8:13
  • As pessoas muitas vezes recebem a palavra, mas desistem por causa da provação.

“Constância é a convicção que resiste a provação” 

  • E quando chegar o momento, o que você vai ter para suportar a provação?

Emoção ou convicção? Emoção serve para os momentos; A convicção é quem te sustenta em uma jornada.

  • João 8:31.
    Não podemos apenas receber a palavra, pregar a palavra, cantar a palavra. Devemos permanecer na palavra.
  • “Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na constância de Cristo.” 2 Tessalonicenses 3:5 (Revista e Corrigida)
  • A fé é uma semente que precisa de alguns nutrientes e um dos adubos é a perseverança:

2 Pedro 1:5-7

MAS COMO SER CONSTANTE?

“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.” Colossenses 2:6,7

Arraigados: Enraizados.

  • Não conseguiremos ser constantes se nossas raízes não são profundas.
  • Salmos 1:1-3

O Senhor te diz nesta célula: a decisão de estar plantado junto ao ribeiro é sua, mas a provisão de te alimentar e sustentar é de Deus.

Crie raízes, seja profundo!

Edificados

1 Pedro 2:6

  • Em quais fundamentos você está sustentado?
  • Jesus é quem sustenta a nossa vida…
  • Tudo que não tiver fundamentado em Jesus tem prazo de validade.

Se sua Família não está alicerçada em Jesus; se casamento, valores, caráter… tudo isso acaba rápido se não estiver fundamentada em Jesus que é a sua própria palavra.
Mateus 7 – A casa que foi edificada sobre a rocha, permanece diante das tempestades da vida.

Outros conteúdos