Destruindo muros e construindo pontes

Muros: Barreiras são erguidas para separar um ambiente ou terreno.

Pontes: Qualquer estrutura que une duas partes que antes estavam desconectadas.

Espiritualmente Falando:

Muros representam obstáculos levantados para separar e dividir.

Pontes representam ligações que Deus promove.

Is 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação (criaram um abismo) entre vós e o vosso Deus…

Jesus é a ponte que nos conecta com Deus!

Algumas diferenças entre Muros e Pontes.

 

  • MUROS NOS SEPARAM DAS PESSOAS; PONTES NOS APROXIMAM.

 

Sl 68:6 Deus faz que o solitário more em família …  Veja nessa historia a confirmação:

Trata-se de um soldado japonês chamado Shoichi Yokoi, recruta do

Exército Imperial Japonês, mandado em missão com sua tropa para as Ilhas Guam, em 1941 – Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, com a retomada das Ilhas Guam pelo Exército Americano, o Shoichi Yokoi resolveu seguir à risca a determinação do Exército Japonês de não se render de jeito nenhum. Então ele fugiu para as montanhas e se escondeu numa caverna, onde ficou se alimentando apenas de peixes, raízes e eventuais frutinhas durante os 28 anos – repito – durante os 28 anos seguintes – sem saber que a guerra tinha acabado, que o Japão tinha perdido e depois se transformado numa superpotência, que os americanos tinham pousado na Lua – e nem que o Brasil tinha se tornado tricampeão em 1970.

Mas a história tem um final feliz:

No dia 24 de janeiro de 1972, Shoichi Yokoi foi encontrado – e finalmente rendeu-se, coitado, aos 44 anos. Embora com certa dificuldade de adaptação devido às severas transformações do mundo nesse período, o camarada se casou ainda no mesmo ano e foi em frente – sempre achando tudo meio esquisito.

E morreu em 1997.

  1. MUROS ALIMENTAM FERIDAS; PONTES PROMOVEM CURA E RESTAURAÇÃO.

Jr 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Tg 5:16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

 

  • MUROS LIMITAM A VISÃO; PONTES AMPLIAM NOSSO HORIZONTE.

 

Pontes ampliam nosso horizonte.7:22-24. Quando tirei do Egito os seus antepassados… Dei-lhes esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.

  1. MUROS NOS TORNAM PASSIVOS; PONTES NOS COLOCAM EM MOVIMENTO.

Mt 16:18 Eu… edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Pv 4:18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

  1. MUROS NOS TORNAM PRECONCEITUOSOS; PONTES NOS FAZEM ENXERGAR COMO DEUS

1 Sm 16:7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.

Ef 2:13,14 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.

2 Co 5:17-19 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

CONCLUSÃO:

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, possibilitando o encontro de tantas pessoas que embora estivessem próximas, não podiam se ver. A ponte Rio Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974 aproximando mais ainda as pessoas destes lugares.

Na geografia da comunicação, sempre haverá rios que precisam ser transpostos através de pontes e barreiras que precisam ser derrubadas para que se encontrem.

Reflita em sua vida:

-muros que precisam ser derrubados para que você se relacione melhor com as pessoas;

-pontes que você precisa construir para se aproximar de quem está distante;

Se você construir pontes e derrubar muros, não ficará sozinho!